20/06/20
O Cremesp enviou ofício ao Ministério da Saúde (MS), solicitando...
O Cremesp enviou ofício ao Ministério da Saúde (MS), solicitando esclarecimentos sobre a proposta de mudanças no sistema de contagem de casos e de óbitos relacionados à Covid-19 no País, que passaria a contabilizar as mortes por data de ocorrência e não por de confirmação da causa. Na sexta?feira, 5 de junho, o MS também anunciou a criação de uma nova plataforma, além da adoção dessa nova metodologia de contagem de casos e óbitos. Embora o MS tenha voltado a apresentar os números no modelo anterior, manteve em seu site a informação de que prepara uma nova plataforma de divulgação de dados.
Para dirimir dúvidas dos médicos, o Conselho encaminhou ofício ao ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, em que faz uma série de perguntas, que incluem as seguintes:
Assinado pela presidente do Cremesp, Irene Abramovich, o ofício reforça que os dados são essenciais para orientar as decisões técnicas de profissionais de saúde e para embasar as medidas de gestores e autoridades. O Cremesp espera que o MS mantenha a divulgação dos dados "de forma sistemática e criteriosa, contribuindo para a melhor compreensão da pandemia e para atenuar os seus malefícios". Acesse a íntegra do ofício.
*Informações do Cremesp