06/10/20
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) disponibiliza uma nova...
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) disponibiliza uma nova edição do Painel de Precificação de Planos de Saúde, estudo que informa dados sobre os valores médios praticados pelo mercado de saúde suplementar. Pela primeira vez, o documento é apresentado no formato Power BI (ferramenta de Business Intelligence), inovação que amplia a variedade de consultas disponíveis e oferece aos usuários diversos filtros interativos. Essa edição contempla informações compiladas até julho de 2020.
O Painel de Precificação apresenta ao setor um panorama segmentado da formação inicial dos preços dos planos de saúde, conforme o valor comercial informado nas Notas Técnicas de Registro de Produto (NTRPs) vigentes para os planos em comercialização no mercado brasileiro. O estudo também analisa os reajustes por mudança de faixa etária e os demais componentes da precificação dos produtos, tais como o custo médio estimado dos itens de despesa assistencial (consultas médicas, exames, internações, outros atendimentos ambulatoriais e terapias) e demais despesas não assistenciais, além de suas evoluções.
Acesse aqui o Painel de Precificação.
A publicação representa mais uma iniciativa da ANS no sentido de intensificar ações de redução da assimetria de informações. Busca-se, assim, o aprimoramento da coleta, tratamento e disponibilização de dados estruturantes do setor, de forma a permitir maior transparência à sociedade das informações relevantes da saúde suplementar.
A partir das informações da publicação, é possível verificar, por exemplo, o valor comercial médio da mensalidade por região e Unidade Federativa segundo a segmentação assistencial e o tipo de contratação do plano de saúde (individual ou coletivo); as médias dos reajustes por mudança de faixa etária; os itens de despesa assistencial que fundamentam a precificação dos produtos disponíveis para comercialização; e as despesas não assistenciais que são adicionadas na composição do preço de venda dos produtos, como custos administrativos e comerciais das operadoras.
*Informações da ANS